Sobre

A Escola do Trabalhador é uma das ações implementadas pelo Ministério do Trabalho (MTb) visando a qualificação de milhares de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego. Por meio da Escola serão ofertados cursos nos doze eixos tecnológicos estabelecidos no Guia de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Ministério da Educação, respeitando as definições da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Os cursos disponibilizados na Escola do Trabalhador são online, abertos à sociedade, com acesso irrestrito, gratuito e sem necessidade de escolaridade prévia. A certificação será realizada pela Universidade de Brasília (UnB) como cursos de extensão.

Imagem de um gráfico formado pelos ícones dos eixos tecnológicos dos cursos ofertados. No centro, o logo da escola do trabalhador, desenho de um lápis grosso, em azul, com o grafite preto bem apontado. O lápis está inclinado para baixo, sobre o letreiro Escola do Trabalhador, em preto e azul. Do centro, saem linhas que levam a cada um dos ícones. À direita, os ícones de seis eixos: Informação e comunicação ícone circular, fundo azul. Desenho de notebook. A tela mostra um balão de fala. Ambiente e Saúde Ícone circular, fundo azul claro. Desenho estilizado de um morro que termina em uma grande folha. Sobre ele, o sol  Turismo, hospitalidade e lazer Ícone circular. Fundo verde. Desenho do morro do pão de açúcar, e alguns edifícios ao lado. Recursos Naturais Ícone circular. Fundo verde claro. Desenho de três torres de energia eólica Desenvolvimento educacional e social Ícone circular. Fundo laranja. Desenho de uma pá. De um lado sementes e do outro uma planta. Produção alimentícia Ícone circular. Fundo azul. Desenho de um braço mecânico industrial E à esquerda, os ícones dos outros seis eixos: Controle e processos industriais Ícone circular. Fundo azul. Desenho de um braço mecânico industrial Infraestrutura Ícone circular. Fundo roxo. Desenho de duas torres de energia. Os fios atravessam um edifício.  Gestão e  negócios Ícone circular. Fundo roxo. Desenho de um gráfico de barras, sobreposto por uma seta ascendente. Produção Industrial. Ícone circular. Fundo rosa. Desenho de uma engrenagem dentada. Produção cultural e design Ícone circular. Fundo rosa. Desenho de duas máscaras símbolo do teatro, uma alegre e outra triste Segurança Ícone circular. Fundo vermelho. Desenho de cadeado fechado

Além da oferta de cursos, serão publicadas no Portal da Escola do Trabalhador notícias e informações sobre possibilidades de capacitação profissional, oportunidades de emprego, estágios e outras temáticas relacionadas ao mundo do trabalho e indicadores relacionados ao mundo do trabalho e ao trabalhador.

A Escola do Trabalhador prevê parceria com outras instituições de acordo com as normas previstas pelo MTb. Os recursos são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, que também aposta na qualificação para a melhoria da renda e conquista de melhores oportunidades de emprego e renda pelo trabalhador.

Conheça os cursos ofertados de acordo com os eixos tecnológicos.

 

Conteúdo em LIBRAS

Desenho de uma moça negra, com uma faixa vermelha adornando os cabelos cacheados. Usa óculos, jaleco azul e um estetoscópio em volta do pescoço. Sobre sua cabeça, um balão de fala com o letreiro: cursos com acesso irrestrito, gratuito e sem necessidade de escolaridade prévia.