1. O que é a Escola do Trabalhador?

A Escola do Trabalhador é uma das ações implementadas pelo Ministério do Trabalho (MTb) visando a qualificação de milhares de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego. Por meio da Escola serão ofertados cursos nos doze eixos tecnológicos estabelecidos no Guia de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Ministério da Educação, respeitando as definições da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Para saber mais, clique aqui.

2. Preciso pagar algo para fazer algum curso?

Não. Os cursos são todos gratuitos.

3. Preciso comprovar alguma experiência ou formação para fazer algum curso?

Não. Os cursos não exigem experiência ou formação anterior. No entanto, em alguns cursos, é recomendável ter conhecimentos sobre determinados assuntos. Você pode acessar esta  informação na descrição de cada curso.

4. Os cursos têm horário fixo?

Não. Os cursos são ofertados na modalidade a distância. Você pode fazer o seu próprio planejamento de estudo, desde que observe o período de realização do curso.

5. Quais são os cursos ofertados?

Para saber sobre a oferta de cursos, clique em CURSOS.

6. Como faço a inscrição em um curso a distância do Portal da Escola do Trabalhador?

Para se matricular em um curso, você deve clicar no link “inscrever” que está na tela do respectivo curso. Em seguida, você deverá preencher um formulário com seu nome, CPF e e-mail. Após alguns instantes, você receberá por e-mail seus dados de acesso e instruções para acessar o ambiente. Lembre-se de verificar se o e-mail está na caixa de SPAM.

7. Quando poderei iniciar meus estudos?

O início do curso é imediato. Assim que você receber os dados de acesso por e-mail, você poderá iniciar o seu curso.

8. Como faço para obter um certificado de conclusão de curso?

Os certificados de conclusão são disponibilizados apenas para os participantes que concluíram com sucesso o curso, que conseguiram a nota mínima para aprovação e responderam à avaliação do curso.

9. Esqueci minha senha. O que devo fazer?

Basta solicitar a alteração da senha clicando aqui e seguindo as instruções do formulário.

10. Como posso trocar minha senha?

Para alterar sua senha, siga os seguintes passos:

1- acesse o ambiente EaD;

2- clique no link preferencias no menu do seu usuário, acessível no canto superior direito da tela;

3- clique no link “Mudar a senha” e siga as instruções do formulário.

11. Não consigo acessar um curso. O que devo fazer?

Para se inscrever nos cursos da Escola do Trabalhador, é necessário que você observe os períodos de inscrição. Caso você tenha interesse em fazer um curso com inscrições encerradas, aguarde a abertura da próxima turma.

12. Não consigo visualizar os materiais do curso. O que fazer?

Para acessar os materiais do curso, recomendamos que o seu computador utilize as versões mais atuais dos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.