1. O que é a Escola do Trabalhador?

A Escola do Trabalhador é uma das ações implementadas pelo Ministério do Trabalho (MTb) visando a qualificação de milhares de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego. Por meio da Escola serão ofertados cursos nos doze eixos tecnológicos estabelecidos no Guia de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Ministério da Educação, respeitando as definições da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Para saber mais, clique aqui.

2. Preciso pagar algo para fazer algum curso?

Não. Os cursos são todos gratuitos.

3. Preciso comprovar alguma experiência ou formação para fazer algum curso?

Não. Os cursos não exigem experiência ou formação anterior. No entanto, em alguns cursos, é recomendável ter conhecimentos sobre determinados assuntos. Você pode acessar esta  informação na descrição de cada curso.

4. Os cursos têm horário fixo?

Não. Os cursos são ofertados na modalidade a distância. Você pode fazer o seu próprio planejamento de estudo, desde que observe o período de realização do curso.

5. Quais são os cursos ofertados?

Para saber sobre a oferta de cursos, clique em CURSOS.

Caso queira sugerir um novo curso, acesse a nossa página de CONTATO

6. Como faço a inscrição em um curso a distância do Portal da Escola do Trabalhador?

Para se matricular em um curso, você deve clicar no link “inscrever” que está na tela do respectivo curso. Em seguida, você deverá preencher um formulário com seu nome, CPF e e-mail. Após alguns instantes, você receberá por e-mail seus dados de acesso e instruções para acessar o ambiente. Lembre-se de verificar se o e-mail está na caixa de SPAM.

7. Não recebi o e-mail de confirmação de cadastro no curso. O que fazer?

Se você não recebeu o e-mail de confirmação de inscrição no curso, a primeira coisa a fazer é verificar sua caixa de SPAM. Como trata-se de uma mensagem enviada automaticamente pelo sistema, alguns servidores de e-mail podem não reconhecer a mensagem, especialmente se estiverem com o anti-spam ativo. No entanto, alguns servidores, como o BOL, Hotmail e Outlook, podem bloquear completamente este e-mail. Nesse caso, sugerimos criar um e-mail em outro provedor e realizar a inscrição usando o novo e-mail.

Para que servidores como Hotmail, Outlook, Live e MSN recebam os e-mails da Escola do Trabalhador, é preciso registrar o nosso e-mail como confiável. Para isso, basta seguir os seguintes passos: 1. Ir no menu de “Configurações” do Hotmail/Outlook/Live/Msn; 2. Escolher o item “Opções”; 3. Na lateral esquerda, ir no item “Email”; 4. Depois clicar no item “Lixo Eletrônico”; 5. Depois em “Remetentes Confiáveis”; 6. Adicionar o domínio “escolatrabalho.gov.br” ou o email “naoresponda@escolatrabalho.gov.br”; 7. Salvar.

8. Quando poderei iniciar meus estudos?

O início do curso é imediato. Assim que você receber os dados de acesso por e-mail, você poderá iniciar o seu curso.

9. Como faço para obter um certificado de conclusão de curso?

Os certificados de conclusão são disponibilizados apenas para os participantes que concluíram com sucesso o curso, que conseguiram a nota mínima de cinco pontos para aprovação e responderam à avaliação do curso.

Os certificados  poderão ser requisitados a partir do dia 21 de janeiro de 2018, no ambiente de estudo de cada curso.

10. Esqueci minha senha. O que devo fazer?

Basta solicitar a alteração da senha clicando aqui e seguindo as instruções do formulário.

11. Como posso trocar minha senha?

Para alterar sua senha, siga os seguintes passos:

1- acesse o ambiente EaD;

2- clique no link preferencias no menu do seu usuário, acessível no canto superior direito da tela;

3- clique no link “Mudar a senha” e siga as instruções do formulário.

12. Não consigo acessar um curso. O que devo fazer?

Para se inscrever nos cursos da Escola do Trabalhador, é necessário que você observe os períodos de inscrição. Caso você tenha interesse em fazer um curso com inscrições encerradas, aguarde a abertura da próxima turma.

13. Não consigo visualizar os materiais do curso. O que fazer?

Para acessar os materiais do curso, recomendamos que o seu computador utilize as versões mais atuais dos navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox.

14. Qual a idade minima para fazer os cursos da escola do trabalhador?

Considerando que a limitação legal para o trabalho de menores não se estende para cursos e estudos de formação, é possível a qualquer pessoa a matrícula e a realização dos cursos da plataforma. No entanto, o uso do certificado como requisito de habilitação para se candidatar a qualquer atividade laboral, contudo, deve seguir a legislação que resguarda o trabalho de menores de 16 anos, salvo na condição de menor aprendiz a partir de 14 anos completos.

Para acessar a plataforma e fazer os cursos a idade é livre. Mas para usar o certificado como comprovação para se candidatar a qualquer atividade laboral deve seguir a legislação que resguarda o trabalho infantil. A lei 10097/2000 pelo artigo 403 resguarda o trabalho de qualquer menor de 16 anos salvo na condição de menor aprendiz a partir de 14 anos completos.

Desenho de uma mulher de cabelos claros vestindo roupa social -- camise e blazer. Sobre sua cabeça, um balão de fala com o letreiro: Sua dúvida não está aqui? Entre em contato!